-
Arquitetos: Pablo Muñoz Payá Arquitectos
- Área: 137 m²
- Ano: 2020
-
Fotografías:David Zarzoso
-
Fabricantes: AutoDesk, Chaos Group, Mosavit, Viroc
Descrição enviada pela equipe de projeto. A pandemia de coronavírus acelerou transformações, como o teletrabalho ou a mobilidade sustentável, que estão aqui para ficar. Outras alterações podem ser temporárias, mas 2020 será recordado como o ano em que mais apreciamos o interior das nossas casas. Embora as videochamadas e o delivery de comida estejam em alta, isto não é desculpa para esquecer a importância do espaço público.
A rua continua a ser a principal plataforma de trocas e é por isso que a NAKANO buscou um projeto arquitetônico físico, concreto na cidade de Alicante. Este novo take-away japonês especializado em lamen e sushi adaptou a sua abertura às circunstâncias.
Localizado no centro de Alicante, o projecto aproveita a sua estreiteza para materializar os valores de velocidade e qualidade que este tipo de instalações deve transmitir. Como se fosse uma viagem pela noite de Tóquio, a parede curva transporta os clientes por um túnel subterrâneo banhado por uma luz cálida.
O contraste da luz é o principal elemento que destaca a diferença entre o espaço de estar - destinado aos clientes - e o espaço de entrega - reservado aos motoboys.
O mostruário delimita a área destinada às retiradas, que inclui a cozinha, sanitários e despensa, revestidos com o mesmo material das paredes. Além disso, um metacrilato iluminado de cor laranja contribui, juntamente com a comunicação visual do NAKANO, para gerar uma imagem de sofisticação oriental. Um projeto com uma grande carga expressiva que permite transferir aspectos da vida japonesa para que o visitante fique impregnado desta experiência enquanto desfruta da gastronomia.